Sesc Vila Mariana apresenta ‘Os Três Mosqueteiros’ com o recurso acessível de audiodescrição

Domingo, dia 20, às 15h, o Sesc Vila Mariana, em São Paulo, realizará uma sessão do espetáculo infantil ‘Os três mosqueteiros’, da Cia. Viradalata, com o recurso acessível de audiodescrição produzido pela Iguale Comunicação de Acessibilidade.

O espetáculo com acessibilidade é parte das atividades do Sesc Vila Mariana para a Vira Cultural, que acontece este fim de semana na capital paulista. Assim como todas as atrações que integram a Virada Cultural, o espetáculo teatral terá entrada franca.

A audiodescrição

Com a audiodescrição, o espetáculo proporcionará autonomia aos espectadores com deficiência visual que terão melhor entendimento do conteúdo não verbal. Segundo o diretor da Iguale, Mauricio Santana, em um espetáculo teatral, como ‘Os três mosqueteiros’, por exemplo, a audiodescrição narra através ou pela voz de um audiodescritor, o máximo de detalhes de tudo o que acontece nos atos, sem o qual a pessoa com deficiência visual não compreenderia.

A audiodescrição interage de acordo com os espaços oferecidos entre os diálogos dos personagens, respeitando o roteiro original, as intenções de pausas, ruídos sonoros e trilhas. “É um recurso que promove acesso e autonomia às pessoas com deficiência visual, por isso é tão importante para a inclusão da pessoa com deficiência”, complementa o diretor da Iguale.

Sobre o espetáculo

O espetáculo apresenta uma adaptação da obra de Alexandre Dumas, cuja história se passa na França de 1625, época de grande convulsão política e religiosa em que o Rei Luís XIII e seu conselheiro, o Cardeal Richellieu, querem manter o controle de seus compatriotas protestantes na defesa dos interesses franceses.

Nesse contexto, D’Artagnan, um jovem provinciano, sai de sua terra natal em direção a Paris, com o intuito de se tornar um fiel mosqueteiro do rei. Para alcançar seus objetivos, ele se junta a Athos, Porthos e Aramis. “Um por todos e todos por um” resume de forma fidedigna alguns dos significados desta história: a luta pelo poder e a importância da amizade.

[Agenda]

Espetáculo ‘Os três mosqueteiros’

Local: Auditório do SESC Vila Mariana

Data: Domingo – dia 20 de maio de 2018

Horário: 15h

Recurso de audiodescrição: Iguale Comunicação de Acessibilidade

Para saber mais acesse:

https://www.sescsp.org.br/programacao/146158_OS+TRES+MOSQUETEIROS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.