‘Mais Forte que o Mundo – A história de José Aldo’ chega aos cinemas com recursos de acessibilidade no app MovieReading

A Iguale responde pela produção dos recursos de audiodescrição, legendas e LIBRAS disponíveis para download no aplicativo; tecnologia disponível para Android e IOS

São Paulo, 15 de junho de 2016 – Resultado da parceria com a ETC Filmes, a Iguale Comunicação de Acessibilidade acaba de produzir os recursos acessíveis de audiodescrição, legendas e LIBRAS para o filme “Mais Forte que o Mundo – A história de José Aldo”, cinebiografia do primeiro lutador brasileiro de MMA a tornar-se campeão na categoria peso-pena do UFC (Ultimate Fighting Championship).

Com estreia nos cinemas nesta quinta-feira, 16 de junho, o filme conta a história do expoente brasileiro de lutas de vale tudo, e a vida de superação do lutador amazonense. Com direção de Afonso Poyart, a película tem no elenco José Loreto, no papel do protagonista, Milhem Cortaz, Robson Nunes, Cleo Pires, Felipe Titto, Rafinha Bastos, Rômulo Neto, Paloma Bernardi, Thaila Ayala, Cláudia Ohana, entre outros.

Descrição imagem de divulgação #pracegover: O poster do filme “Mais forte que o mundo – A história de José Aldo” apresenta no canto superior direito o ator José Loreto que interpreta o lutador José Aldo. Ele tem um olhar fixo e a fisionomia séria. Ele aparece da cintura para cima, sem camisa e suado. No ombro direito há parte de uma tatuagem. Um pouco mais ao lado e ao centro da imagem, como que em marca d’água, há outra imagem do personagem. Ele está com os braços erguidos segurando o cinturão de campeão do UFC, a sua expressão é de alegria, como de quem comemora um título. Do lado esquerdo da imagem estão listados os créditos de produção do filme: Black Maria e Paris Produções apresentam com coprodução de Canal Combate, Globo Filmes e UFC. Abaixo, na vertical, seguem os nomes dos protagonistas: José Loreto e Cleo Pires, Milhem Cortaz, Jackson Antunes, Claudia Ohana, Romulo Neto, Paloma Bernardi, Thaila Ayala, Rafinha Bastos, Felipe Titto. Um pouco mais abaixo está a frase “Sua maior luta é vencer a si mesmo”. E mais abaixo, quase que ao centro da imagem “Um filme de Afonso Poyart” e em letras maiúsculas dentro de retângulos vermelhos “Mais forte que o mundo”, e em seguida sobre um retângulo amarelo “A história de José Aldo”. Abaixo há uma terceira cena do filme, na qual o ator José Loreto, sem camisa, abraça a atriz Cleo Pires. Ela está com os braços sobre o pescoço do ator. Eles se olham fixamente. Ao final da imagem estão mais créditos do filme e os logos dos patrocinadores e apoiadores.
Descrição imagem de divulgação #pracegover: O poster do filme “Mais forte que o mundo – A história de José Aldo” apresenta no canto superior direito o ator José Loreto que interpreta o lutador José Aldo. Ele tem um olhar fixo e a fisionomia séria. Ele aparece da cintura para cima, sem camisa e suado. No ombro esquerdo há parte de uma tatuagem. Um pouco mais ao lado e ao centro da imagem, como que em marca d’água, há outra imagem do personagem. Ele está com os braços erguidos segurando o cinturão de campeão do UFC, a sua expressão é de alegria, como de quem comemora um título.
Do lado esquerdo da imagem estão listados os créditos de produção do filme: Black Maria e Paris Produções apresentam com coprodução de Canal Combate, Globo Filmes e UFC. Abaixo, na vertical, seguem os nomes dos protagonistas: José Loreto e Cleo Pires, Milhem Cortaz, Jackson Antunes, Claudia Ohana, Romulo Neto, Paloma Bernardi, Thaila Ayala, Rafinha Bastos, Felipe Titto. Um pouco mais abaixo está a frase “Sua maior luta é vencer a si mesmo”. E mais abaixo, quase que ao centro da imagem “Um filme de Afonso Poyart” e em letras maiúsculas dentro de retângulos vermelhos “Mais forte que o mundo”, e em seguida sobre um retângulo amarelo “A história de José Aldo”.
Abaixo há uma terceira cena do filme, na qual o ator José Loreto, sem camisa, abraça a atriz Cleo Pires. Ela está com os braços sobre o pescoço do ator. Eles se olham fixamente. Ao final da imagem estão mais créditos do filme e os logos dos patrocinadores e apoiadores.

Para pessoas com deficiência que esperam oportunidades para assistir com mais autonomia e melhor compreensão obras cinematográficas como “Mais Forte que o Mundo – A história de José Aldo”, o MovieReading é uma grande conquista. A inclusão dos recursos de audiodescrição, legendas e LIBRAS, em um aplicativo que pode ser baixado em um celular ou tablet, tanto por usuários do sistema operacional IOS quanto Android, é uma revolução.

Como explica Mauricio Santana, diretor da Iguale, a utilização do MovieReading é simples e rápida. É só o usuário baixar o app e o arquivo referente ao recurso que necessita para assistir ao filme, e depois em tempo real ao exibido na tela do cinema, sincronizar. Para quem usa o recurso de audiodescrição, é preciso ter ainda o fone de ouvido devidamente conectado ao aparelho. O app sincroniza os arquivos com o som do filme por meio do reconhecimento de áudio e por isso não necessita de rede WIFI ou equipamentos específicos nas salas de cinema.

“O MovieReading poderá ser experimentado em todas as salas de cinema onde o filme “Mais Forte que o Mundo – A história de José Aldo” estiver em cartaz. A exposição do aplicativo junto a este filme ajudará a difundir ainda mais a importância de o cinema tornar-se inclusivo e acessível para todos. O MovieReading é uma ferramenta inclusiva e democrática, e por isso agrada a todos os públicos”, reflete Santana.

“O conteúdo de qualidade produzido pela Iguale e levado às produções cinematográficas pela ETC Filmes permite a inclusão de mais de dez milhões de pessoas com deficiência nas sessões de cinema e posteriormente permitirá que assistam este mesmo conteúdo no conforto de suas casas, em outras plataformas de entretenimento, como VOD e TV”, complementa o diretor comercial da ETC Clayton Douglas.

Sinopse

José Aldo (José Loreto), forte rapaz de família pobre, marcada pela violência doméstica, deixa o Amazonas e parte para o Rio de Janeiro em busca de uma chance como atleta. Porém, para vencer os oponentes no octógono, precisa antes acertar suas contas com o passado e superar velhos traumas.

Ficha técnica

Produção: Paris Filmes

Direção: Afonso Poyart

Elenco: Milhem Cortaz, Robson Nunes, Cleo Pires, José Loreto, Felipe Titto, Rafinha Bastos, Rômulo Neto, Paloma Bernardi

Gênero: drama

Duração: 120 minutos

Recursos acessíveis e app MovieReading: Iguale Comunicação de Acessibilidade

Mais informações

Liliana Liberato

Assessora de Imprensa

Iguale Comunicação de Acessibilidade

11 9 7999-2802

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.