Até 13 de junho, em São Paulo, acontecerá a 7ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental que exibirá dois dos filmes da programação com os recursos de audiodescrição (AD), LIBRAS e Legendas para Surdos e Ensurdecidos (LSE), produzidos pela Iguale Comunicação de Acessibilidade.
As sessões que contarão com os recursos acessíveis acontecerão no domingo, dia 10 de junho. ‘Triste Oceano’ às 15h30 e ‘Terra do Silêncio’ às 17h30. Ambas no Centro Cultural São Paulo (CCSP), com entrada gratuita.
Sobre a Mostra
A Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é considerada o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais. No total, serão exibidos 121 filmes, representando 31 países. A iniciativa celebra a Semana Nacional do Meio Ambiente e o Dia Mundial do Meio Ambiente (que se comemora no dia 5 de junho).
O evento ocupará 82 salas de cinema e espaços culturais e educacionais de São Paulo, como Reserva Cultural, Centro Cultural Banco do Brasil, Espaço Itaú Augusta e o Circuito Spcine, entre outros. É uma realização da ONG Ecofalante, do Ministério da Cultura do Governo Federal, e da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Uma correalização da Spcine, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo e do Goethe-Institut, tem patrocínio da Sabesp, Tigre e Kimberly-Clark, com apoio da White Martins, Reciclo Pepsico e Instituto Clima e Sociedade, é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura e do Programa de Apoio à Cultura (ProAC).
Sinopses dos filmes com acessibilidade
Triste Oceano
Blue
Austrália, 2017, 76′
de Karina Holden
Metade da toda a vida marinha foi perdida nos últimos 40 anos. Em 2050, haverá mais plástico do que peixes nos mares. Diferente do que imaginamos nos últimos séculos, o oceano não é um lugar de recursos ilimitados, imune à mudança e ao declínio. Através de entrevistas com apaixonados ativistas, o filme desvela a história das mudanças em nosso oceano para defender a necessidade de preservá-lo.
Trailer: https://youtu.be/-kBpDewB7Xo
Principais festivais e prêmios: Planet in Focus – Canadá
Terra do Silêncio
Silent Land: The Fight for Fair Food
Holanda, 2016, 75′
de Jan van den Berg
Seng Channeang é uma camponesa cambojana que quer manter sua produção orgânica de arroz independente frente ao poderio das grandes empresas. Ela tenta criar uma cooperativa com outros lavradores, mas Sua Excelência Mong Reththy, um dos homens mais ricos da região, tem outros planos para seu país. Acompanhamos a luta pelo direito à terra travada por esta jovem corajosa e sua comunidade, enfrentando despejos, poluição e os diversos interesses do agronegócio.
Trailer: https://youtu.be/RFcuhibH-mo
Principais festivais e prêmios: IDFA – Festival Internacional de Documentário de Amsterdã – Holanda, CinemAmbiente – Itália.
[AGENDA]
Evento: 7ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.
Realização: Ong Ecofalante.
Data: 31 de maio até 13 de junho de 2018.
Sessões com acessibilidade: Dia 10 de junho (domingo), às 15h30 ‘Triste Oceano’ e às 17h30 ‘Terra do Silêncio’.
Local: CCSP – Centro Cultural São Paulo
Recursos de acessibilidade: Iguale Comunicação de Acessibilidade
Entrada franca
Para mais informações acesse: www.ecofalante.org.br