O aplicativo, lançado no Brasil pela Iguale, permite a inserção dos recursos de acessibilidade nas produções audiovisuais, beneficiando pessoas com deficiência visual, auditiva e intelectual
Maio de 2016 – No dia 12 de maio entra em cartaz em cinco cidades o filme Mulheres no Poder, que terá os recursos inclusivos de audiodescrição, legendas e de LIBRAS disponíveis por meio do aplicativo MovieReading. O filme será lançado em São Paulo, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Santa Cruz do Sul.
Em parceria com a Lavoro Produções, a Iguale Comunicação de Acessibilidade é a responsável pela produção e aplicação dos recursos de acessibilidade no app MovieReading. Como explica Mauricio Santana, diretor da Iguale, o download do aplicativo é gratuito para IOS e Android. Depois de instalado no celular ou tablet é só o usuário baixar o arquivo referente ao recurso que necessitar para assistir ao filme em tempo real ao exibido na tela do cinema.

Para usar o app com o recurso da audiodescrição, é necessário ter fones de ouvido conectados ao seu telefone celular. O MovieReading consegue sincronizar os arquivos de acessibilidade com o som do filme em exibição através do reconhecimento do áudio, portanto uma dica é tomar cuidado para não obstruir a captação do microfone de seu celular ou tablet. Este microfone é o mesmo que transmite sua voz para outra pessoa quando está numa ligação telefônica. O app poderá ser experimentado em todas as salas de cinema onde o filme estiver em cartaz. A Iguale é a responsável no Brasil e na América do Sul pelo aplicativo MovieReading.
Sobre o Filme
Apostando no riso como uma forma de manifestar indignação, a comédia Mulheres no Poder, longa-metragem escrito e dirigido por Gustavo Acioli, narra uma manobra montada pela senadora Maria Pilar (Dira Paes) e pela ministra Ivone Feitosa (Stella Miranda) para fraudar uma concorrência pública. O lobby das duas políticas começa a enfrentar dificuldades quando as assessoras de ambas as autoridades decidem montar um esquema próprio, alheio às intenções de suas empregadoras.
Maria Pilar é uma jovem e carismática senadora, reverenciada em sua terra natal. Em meio à vida palaciana de Brasília, ela articula seus esquemas com charme e bom humor. Características muito diferentes das que compõem a personalidade da ministra Ivone Feitosa. Mais experiente e habituada com os traquejos da política, Ivone delega muitas responsabilidades à sua assessora. É a partir da tramoia elaborada por Ivone e Pilar para burlar a licitação do projeto “Brasil Brasileira” que os meandros da corrupção começam a ser revelados de maneira divertida.
Elenco
Dira Paes (Senadora Maria Pilar)
Stella Miranda (Ministra Ivone Feitosa)
Milena Contrucci Jamel (Madalena)
Gabrielle Lopez (Laila)
João Velho (George)
Paulo Tiefenthaler (Stefan)
Susana Ribeiro (Virgínia Baby)
Roberto Maia (Alberto Baby)
Participações especiais
Totia Meireles
Rogéria
Chica Xavier
Elisa Lucinda
Graciela Pozzobon
Camilo Bevilacqua
Ficha Técnica
Escrito e Dirigido por Gustavo Acioli
Produção: Lavoro Produções
Produtora: Lara Pozzobon
Produção Executiva: Lara Pozzobon Luiz Alberto Gentile
Direção de Fotografia: Pablo Baião e Pablo Hoffmann
Direção de Arte: Elsa Romero e Júlia Pina
Figurino: João De Freitas Henriques
Maquiagem: Evelyn Barbieri
Montagem: Luiz Guimarães De Castro
Desenho de Som e Mixagem: Ricardo Cutz
Som Direto: Rodrigo Maia
Trilha Sonora: Lucas Marcier e Fabiano Krieger
Direção de Produção: Ciça Bertoche
Produção Brasília: Cor Filmes
Pós-Produção de Imagem: Afinal Filmes
Abertura e Créditos Finais: Bruno Ribeiro
Coprodução: Afinal Filmes e Canal Brasil
Distribuição: Downtown Filmes e Paris Filmes
Patrocínio: Petrobrás, Klabin, Inagro, Barudan e Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).
MovieReading (acessibilidade): Iguale Comunicação de Acessibilidade
Descrição do cartaz (divulgação) #PraCegoVer: foto de pernas femininas vistas de costas em primeiro plano, com saia branca justa com fenda pouco acima do joelho e, nos pés, sapatos scarpin pretos de salto alto pisando no gramado; ao fundo, entre os dois pés, vê-se o Congresso Nacional. Abaixo dessa foto, que ocupa a maior parte da imagem, uma faixa preta com Mulheres no Poder em caixa alta, a palavra Mulheres em branco e as palavras no poder em rosa. Abaixo dessa faixa, fotos de cinco personagens do filme, a maior sendo a foto de Dira Paes, no meio das outras, que ficam enfileiradas na horizontal. Sobre a imagem principal, nomes de patrocinadores, produtores e elenco. Abaixo das fotos das personagens, ficha técnica do filme e bem embaixo logos dos patrocinadores, distribuidores e produtores.
Sobre a Iguale Comunicação de Acessibilidade
A Iguale Comunicação de Acessibilidade é a primeira empresa do Brasil criada exclusivamente para pensar e desenvolver soluções assistivas completas em comunicação para pessoas com algum tipo de deficiência. Fundada em 2008, em São Paulo, pelo publicitário, professor universitário e empresário Mauricio Santana, a empresa é precursora do conceito de comunicação de acessibilidade no país. Entre os recursos que a empresa disponibiliza ao mercado estão a audiodescrição, as legendas descritivas (closed caption e open caption), LIBRAS, voice over, acessibilidade web e participação efetiva em muitos projetos com foco em acessibilidade.
Mais informações:
Liliana Liberato
Assessora de Imprensa
Iguale Comunicação de Acessibilidade
imprensa@iguale.com.br
(11) 9 7999-2802