Espetáculo infantil e show musical no SESC Santana terão recurso de audiodescrição

O recurso de acessibilidade que oferece mais autonomia ao conteúdo das obras, principalmente por parte das pessoas com deficiência visual, será produzido pela equipe da Iguale

 São Paulo, 28 de julho de 2016 – O espetáculo teatral “Antes do dia clarear” e o musical “Teresa Cristina canta Cartola”, ambos em cartaz no SESC Santana, em São Paulo, terão sessões no domingo, dia 31, com o recurso de audiodescrição produzido pela Iguale Comunicação de Acessibilidade. Iniciativa que permitirá ao público com deficiência assistir com mais autonomia tais atrações culturais.

 Para quem não conhece, o recurso de audiodescrição tem como principal objetivo facilitar a compreensão do conteúdo não verbal às pessoas com deficiência visual e também intelectual, já que por meio dele, elas têm acesso a detalhes da obra como os elementos que compõem o cenário, o figurino, a fisionomia dos personagens, tudo por meio do som, das palavras oralizadas.

 Como explica Mauricio Santana, diretor da Iguale, para o espetáculo “Antes do dia clarear” a audiodescrição foi previamente roteirizada e revisada por um profissional com deficiência visual. “A audiodescrição interage de acordo com os espaços oferecidos entre os diálogos dos personagens, respeita o roteiro original, as intenções de pausas, ruídos sonoros e trilhas”, detalha.

Descrição da imagem #pracegover: No alto de um retângulo de cor cinza, na vertical, está escrito do lado esquerdo da imagem: Programação Acessível – Dia 31/07 (domingo) no Sesc Santana. Do lado direito o logo da Iguale identificando o logo acessível referente ao recurso que estará disponível, a audiodescrição. Logo abaixo, do lado esquerdo, a foto da cantora Teresa Cristina cantando e do lado direito a foto de rostos de dois palhaços. Abaixo de cada uma das imagens as informações: ‘Teresa Cristina canta Cartola’ – 18h – Duração 90 minutos – Classificação Livre. ‘Antes do Dia Clarear’ teatro infantil – 14h – Duração 50 minutos – Classificação Livre. Local: Teatro do Sesc Santana – Av. Luiz Dumont Villares, 579, Santana – São Paulo – SP.
Descrição da imagem #pracegover: No alto de um retângulo de cor cinza, na vertical, está escrito do lado esquerdo da imagem: Programação Acessível – Dia 31/07 (domingo) no Sesc Santana. Do lado direito o logo da Iguale identificando o logo acessível referente ao recurso que estará disponível, a audiodescrição.
Logo abaixo, do lado esquerdo, a foto da cantora Teresa Cristina cantando e do lado direito a foto de rostos de dois palhaços. Abaixo de cada uma das imagens as informações: ‘Teresa Cristina canta Cartola’ – 18h – Duração 90 minutos – Classificação Livre. ‘Antes do Dia Clarear’ teatro infantil – 14h – Duração 50 minutos – Classificação Livre. Local: Teatro do Sesc Santana – Av. Luiz Dumont Villares, 579, Santana – São Paulo – SP.

 Já para o musical foi realizada uma pesquisa sobre a cantora e o show que será apresentado como um pré-roteiro, pois espetáculos musicais têm uma característica diferente da do teatro, e necessita de uma audiodescrição realizada também ao vivo, simultaneamente à apresentação; porém sem roteiro definido, já que as performances da cantora e dos músicos, e também do público podem ser diferentes a cada show.

 O espetáculo infantil é inspirado na lenda que mantém o costume dos mais antigos moradores de circo, que depois da meia noite não pisam no picadeiro, pois esse lugar é reservado aos ancestrais circenses para que possam ali fazer seus espetáculos. Nesse contexto, dois homens silenciosamente invadem um grande circo antigo na calada da noite, revelando o universo mágico dos palhaços e uma forte relação de amizade com diferenças, conflitos, mas também com muita graça, beleza e poesia.

 Ficha técnica

Elenco: David Taiyu e Sandro Fontes.

Direção: Fernando Escrich e Ronaldo Aguiar

Trilha sonora: Fernando Escrich

Músicas: Nino Rota.

Duração: 55 minutos

Local: Teatro.

Duração: 55 minutos.

Audiodescrição: Iguale Comunicação de Acessibilidade

 ‘Musical – Teresa Cristina canta Cartola’

 Apresentada ao mercado fonográfico brasileiro há 14 anos com o songbook duplo A música de Paulinho da Viola (Deckdisc, 2002), a cantora apresenta o show ‘Teresa Cristina canta Cartola’.

O público vai sambar ao som de músicas como “O mundo é um moinho”, “Alvorada”, “Peito Vazio”, “O sol nascerá”, “As rosas não falam” e outros grandes sucessos do saudoso Cartola. Mesmo sendo portelense de corpo e alma, Teresa não esconde a sua grande paixão e admiração pelo poeta cuja obra ela diz se “(con)fundir com a história de Mangueira, morro e Escola”, passando por estilos como o “samba canção, samba de terreiro, partido alto e samba-enredo”.

 Duração: 90 minutos.

Audiodescrição: Iguale Comunicação de Acessibilidade

 Agenda

 Espetáculos infantil ‘Antes do dia clarear’

Dia 31 de julho às 14h

 Show musical ‘Teresa Cristina canta Cartola’

Dia 31 de julho às 18h

 Local: Teatro do Sesc Santana

Avenida Luiz Dumont Villares, 579, Santana – São Paulo

Mais informações na bilheteria do Sesc ou no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.