Sesc Santana promove seminário sobre acessibilidade com audiodescrição, LIBRAS e estenotipia

Os recursos inclusivos serão produzidos ao vivo pela equipe de profissionais da Iguale e parceiros

São Paulo, 27 de novembro de 2017 – Nos dias 29 e 30 de novembro no Sesc Santana, em São Paulo, a Iguale Comunicação de Acessibilidade será a responsável pela produção dos recursos de audiodescrição e LIBRAS para o “Seminário Modos de Acessar: Deficiência e Cidadania”, organizado dentro das atividades que marcam o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro.

O Seminário, que também contará com o recurso de estenotipia, discutirá a acessibilidade atitudinal e a sua importância para o pleno exercício da cidadania das pessoas com deficiência. Segundo o Sesc Santana, o evento terá como objetivo debater as barreiras sociais e culturais ainda presentes na experiência de acessibilidade do indivíduo nas cidades e sociedades. As discussões acontecerão por meio painéis temáticos, com a exposição de boas práticas sobre o tema nos aspectos da cultura, mobilidade e educação.

Ainda de acordo com o Sesc Santana, o seminário pretende contribuir com a reflexão do panorama contemporâneo da acessibilidade às pessoas com e sem deficiências nos espaços socioculturais. Com vagas limitadas, e preços de ingressos que vão de R$ 18 a R$ 60, o seminário tem como público-alvo gestores e educadores de instituições culturais, agentes públicos e interessados na inclusão, educação e acessibilidade.

Sobre os recursos de acessibilidade comunicacional que estarão à disposição da plateia ao longo dos dois dias do evento, Mauricio Santana, diretor da Iguale, explica que ambos irão auxiliar as pessoas com deficiência a ter melhor compreensão não só das falas dos convidados e mediadores dos painéis, mas do contexto como um todo, proporcionando inclusão com autonomia.

[AGENDA]

Programação

29/11 – Quarta-feira:  

Credenciamento (Área de Convivência – Térreo): 9h30.

Abertura (Teatro – 1º subsolo): 

 10h30 – Prof. Danilo Santos de Miranda (Fala institucional).

11h – Prof. Dr. Ney Wendell – Université du Québec à Montréal (Palestra magna).

 Almoço: 12h30.

Conferências (Teatro – 1º subsolo): 

14h – Painel Mobilidade: Valmir (Biomob), Cid Torquato (Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência – SMPED) e Eliete Mariani (Metrô de São Paulo). Mediação de Lília Ladislau (Sesc).

 Intervalo: 16h.

Conferências (Teatro – 1º subsolo): 

16h30 – Painel Educação: Aline Santos (Plataforma Diversa – Instituto Rodrigo Mendes), Prof. Dra. Rosângela Gavioli Prieto (USP) e Eliana Cunha de Lima (Fundação Dorina Nowill). Mediação de Diogo de Moraes (Sesc).

Programação Cultural:  

18h30 – Jam de Danceability.

 30/11 – Quinta-feira:  

Credenciamento (Área de Convivência – Térreo): 9h30.

Conferências (Teatro – 1º subsolo):

10h30 – Painel Cultura: Prof. Dra. Amanda Tojal (ArteInclusão), Daina Leyton (MAM) e Prof. Dr. Eduardo Cardoso (UFRGS). Mediação da Prof. Dra. Lúcia Helena Reily (Unicamp).

Almoço: 12h30.

Conferências (Teatro – 1º subsolo): 

14h – Relatos de Experiências: Cíntia Alves (Cia Grão de Teatro), Séfora Tognolo (Sesc Bertioga) e Karen Montija (Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB).

Intervalo: 16h.

Performance (Teatro – 1º subsolo):

16h30 – Mesa Performática: Estela Lapponi, Billy Saga, Marcos Abranches, Pericles Silveira e Nando Bolognesi. Mediação de Paula Lopez.

Encerramento: 18h.

Programação Cultural:

18h30 – Cadeira: Falando Sem Tabu.

Recursos acessíveis de audiodescrição e tradução em Libras: Iguale Comunicação de Acessibilidade

Vagas limitadasInscrições no portal: sescsp.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>