Com estreia nos cinemas, o filme Elis tem acessibilidade por meio do app MovieReading

O filme é uma ótima oportunidade para todos os públicos conhecerem um pouco mais sobre Elis Regina, com o complemento dos recursos acessíveis no app inclusivo

 23 de novembro de 2016 – A vida de Elis Regina – considerada a maior cantora brasileira de todos os tempos –, é contada no filme Elis, que estreia nesta quinta-feira, dia 24 de novembro. Uma das cinebiografias mais aguardadas dos últimos tempos, a obra chega aos cinemas contendo os recursos de audiodescrição, LIBRAS e legendas para surdos e ensurdecidos (LSE) no aplicativo MovieReading. Assim, permite a inclusão e o acesso ao seu conteúdo de modo mais completo às pessoas com deficiência visual, auditiva e intelectual.

 Por meio da parceria com a ETC Filmes, a Iguale Comunicação de Acessibilidade produziu o roteiro e os recursos acessíveis de LIBRAS, legendas e audiodescrição, deste novo filme nacional, disponibilizando-o gratuitamente para os usuários de smartphones e tablets, dos sistemas operacionais IOS e Android, no app MovieReading. Assim, ao assistir Elis, o público poderá não só conhecer detalhes da história desta grande intérprete da Música Popular Brasileira, mas também do próprio trabalho da Iguale, pioneira no país em Comunicação de Acessibilidade.

Descrição da imagem #pracegover: a foto colorida e horizontal apresenta a atriz Andréa Horta que no filme Elis interpreta a cantora Elis Regina. Ela está do lado direito da imagem, sorridente e tem as mãos próximas ao rosto, unidas e apoiadas no microfone. Do lado esquerdo, em branco, sobre fundo escuro, está o nome do filme, Elis. Na parte inferior da divulgação, dentro de um retângulo branco, as informações: “Com acessibilidade através do app MovieReading Brasil” e abaixo, os ícones dos recursos acessíveis de audiodescrição, legendas closed caption e LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, além do logo do app com o endereço do site www.moviereadingbrasil.com.br. No rodapé da divulgação, há a mensagem: “A Iguale Comunicação de Acessibilidade é a representante exclusiva do APP MovieReading no Brasil e América do Sul”.

Descrição da imagem #pracegover: a foto colorida e horizontal apresenta a atriz Andreia Horta que no filme Elis interpreta a cantora Elis Regina. Ela está do lado direito da imagem, sorridente e tem as mãos próximas ao rosto, unidas e apoiadas no microfone. Do lado esquerdo, em branco, sobre fundo escuro, está o nome do filme, Elis.
Na parte inferior da divulgação, dentro de um retângulo branco, as informações: “Com acessibilidade através do app MovieReading Brasil” e abaixo, os ícones dos recursos acessíveis de audiodescrição, legendas closed caption e LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, além do logo do app com o endereço do site www.moviereadingbrasil.com.br.
No rodapé da divulgação, há a mensagem: “A Iguale Comunicação de Acessibilidade é a representante exclusiva do APP MovieReading no Brasil e América do Sul”.

“Para usar o app é necessário um celular ou tablet com fones de ouvido e microfone habilitado. Ao selecionar o arquivo de acessibilidade correspondente ao filme baixado no ambiente do MovieReading, e clicar no botão de comando, automaticamente o app sincroniza ou a audiodescrição, ou a LIBRAS ou a legenda ao áudio original. Esta inovação da tecnologia assistiva é algo que veio para mudar o modo como a pessoa com deficiência assimila o conteúdo das obras audiovisuais e se relaciona com o universo do cinema”, explica Mauricio Santana, diretor da Iguale.

Depois de baixados nos dispositivos, para ter acesso ao app e conteúdos produzidos para acessibilidade, não é mais necessário estar conectado à Internet no momento da exibição. Assim, o aplicativo e os recursos contidos no MovieReading podem ser utilizados em qualquer sala de exibição em todo o país

Sobre o filme

O longa-metragem dirigido por Hugo Prata tem no papel principal Andreia Horta, que ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Gramado 2016. O filme ganhou ainda os troféus de júri popular e melhor montagem.

O diretor Hugo Prata, que também assina o roteiro ao lado de Luiz Bolognesi e Vera Egito, optou por contar a história da adolescência à morte da artista, passando por sua ascensão à fama, o casamento com Ronaldo Bôscoli e César Mariano, e acontecimentos relacionados à ditadura militar até à fase do fim de sua vida.

Sinopse

A vida de Elis Regina é contada nesta cinebiografia em ritmo energético e pulsante. A trendsetter cultural que sinalizou a mudança de estilos de Bossa Nova para MPB, a “pimentinha” ardente, que viveu uma vida turbulenta. Ao mesmo tempo que se chocava com a ditadura militar no Brasil, ela lutou com seus próprios demônios pessoais.

Ficha técnica

Direção: Hugo Prata

Roteiro: Luiz Bolognesi, Hugo Prata e Vera Egito

Direção de Fotografia: Adrian Teijido

Elenco: Andreia Horta, Caco Ciocler, Gustavo Machado, Lúcio Mauro Filho, Júlio Andrade, Rodrigo Pandolfo, Ícaro Silva e outros

Gêneros: Drama/Biografia

Recursos acessíveis: Iguale Comunicação de Acessibilidade

Aplicativo acessível: MovieReading

Indicação: não recomendado para menores de 14 anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>